Até 24 de dezembro, vote para a unificação com MPU no Sintrajufe/RS e possibilidade de eleição eletrônica para a direção do sindicato; quórum mínimo já foi atingido


18.Dezembro.2018 - 18h07min

Segue aberta até o dia 24 de dezembro, às 18h30min, a votação eletrônica para duas alterações estatutárias no Sintrajufe/RS: extensão e ampliação da categoria profissional atual para incluir os servidores do Ministério Público da União (MPU) no Estado do Rio Grande do Sul na base de representação do Sintrajufe/RS; e votação eletrônica para as eleições do sistema diretivo do Sintrajufe/RS a partir de 2019. Estão aptos a votar todos os colegas sindicalizados até as 18h30min do dia 14 de novembro.

O quórum mínimo exigido para as alterações era de um terço dos sindicalizados – considerando-se que há 4.353 sindicalizados aptos a votar, o quórum necessário era de 1.451 votos. Esse número mínimo foi ultrapassado no dia 13, mas a votação continua e, para que as alterações sejam aprovadas, é necessário que dois terços dos votantes optem pelo "Sim".

Entenda como funcionará o ingresso de servidores do MPU no Sintrajufe/RS

O texto proposto como alteração no Estatuto inclui os colegas do MPU lotados no Rio Grande do Sul entre os servidores abrangidos pela representação do Sintrajufe/RS. Dessa forma, eles poderão filiar-se ao Sintrajufe/RS, agregando força ao sindicato e, ao mesmo tempo, podendo usufruir das mesmas vantagens, benefícios e deveres dos atuais sindicalizados, como a possibilidade de utilizar os convênios, assessoria jurídica, assessoria de saúde – que conta com dois médicos e uma psicóloga, atendimento a questões funcionais locais e nacionais –, entre outros.

Uma vez concretizada a alteração estatutária, os servidores do MPU no RS poderão efetuar sua filiação. De acordo com deliberação do IX Congresso Estadual do Sintrajufe/RS, será eleita uma representação provisória desses servidores na direção do Sintrajufe/RS, para que os colegas possuam plena representatividade até que assuma a próxima gestão eleita pela categoria (haverá eleição para o sistema diretivo em 2019). Uma vez encerrada a votação, o sindicato registrará o novo Estatuto alterado e fará o registro da extensão de base representativa junto ao Ministério do Trabalho ou órgão competente sobre a matéria de registro sindical.

Confira AQUI as alterações propostas no Estatuto.

Entenda o que mudará com a eleição eletrônica para o sistema diretivo

Com a inclusão do artigo 84-A no Estatuto do Sintrajufe/RS, os servidores contarão com a possibilidade de que a eleição do Sintrajufe/RS ocorra via internet, em lugar da modalidade atual, que prevê o uso de cédulas de papel ou, se possível, urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral, para as eleições da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do sindicato. A eleição via Internet passará, portanto, a ser uma alternativa, desde que atendidos alguns requisitos.

De acordo com o texto proposto, a eleição eletrônica deverá contar com um sistema amplamente auditável, seguro, com possibilidade de fiscalização pelos eleitores e pelas chapas concorrentes. Isso ampliará a transparência e a democracia, uma vez que os sindicalizados poderão votar, dentro de um intervalo mínimo de 24 horas e máximo de 72 horas ininterruptas, de qualquer aparelho eletrônico com acesso à internet.

Confira AQUI as alterações propostas no Estatuto.

Como votar

A votação eletrônica segue aberta até as 18h30min do dia 24 de dezembro. Para votar, basta clicar em “votações eletrônicas”, no canto superior direito do site do sindicato, informando CPF e senha. Quem ainda não tiver senha deve informar o CPF para receber a senha enviada para o(s) e-mail(s) cadastrado(s) junto ao sindicato. Estão aptos a votar os colegas que sindicalizaram até as 18h30min do dia 14 de novembro. Em caso de dúvidas, os colegas devem entrar em contato com o Sintrajufe/RS pelo e-mail ouvidoria@sintrajufe.org.br ou pelo telefone (51) 3235-1977.

Importante: a senha é enviada instantaneamente para o e-mail cadastrado. Se não receber a senha na caixa de entrada do e-mail, verifique se não foi enviada para a caixa de spam. Se você errar a senha uma vez, não vai conseguir acessar novamente, mesmo que coloque CPF e senha corrigida. Nesse caso, é preciso atualizar o navegador antes de entrar novamente (clique F5 no teclado).

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.