Deputado gaúcho recém-eleito defende fim do TSE; risco de autoritarismo aumenta


10.Outubro.2018 - 18h14min

Antagonista contumaz do serviço público e da classe trabalhadora, o deputado estadual Marcel Van Hattem (Novo), recém-eleito deputado federal, utilizou sua página no Facebook, na última madrugada, para voltar a atacar uma importante instituição democrática: em texto publicado às 00h59min, Marcel defendeu que irá propôr extinção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em nova tentativa de desmerecer o importante trabalho que a Justiça Eleitoral realiza na construção de um país democrático.

Marcel Van Hattem esteve na posse de Michel Temer (MDB) aplaudindo o presidente rejeitado pela grande maioria dos brasileiros. Também é o mesmo deputado que, no ano passado, publicou nota afirmando que enviaria ofício ao Ministério Público Estadual e outras entidades questionando a colocação de uma faixa assinada pelo Sintrajufe/RS contra a reforma da Previdência proposta por Michel Temer (MDB) em frente ao TRE-RS, na entrada da Escola Estadual Ernesto Dornelles.

Em resposta, o Sintrajufe/RS participou, em agosto de 2017, de ato realizado por professores e funcionários da Escola Estadual Ernesto Dornelles contra o cerceamento da liberdade de manifestação. No ato, foi fixada outra faixa idêntica à anterior com os dizeres “Não à reforma da Previdência” de Temer.

A tentativa do deputado de colocar em suspeição a competência e a ética da Justiça Eleitoral e do TSE alinha-se com o discurso do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) que, embora tenha sido eleito deputado nas últimas três décadas, agora coloca constantemente em dúvida a legitimidade da Justiça Eleitoral e a segurança das eleições. São ataques à democracia com os quais devemos nos manter atentos. Desrespeitar os servidores da Justiça Eleitoral e a democracia são caminhos que não se alinham com os interesses da maioria do povo brasileiro.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.