Servidores do Ministério Público da União defendem unificação no Sintrajufe/RS


05.Outubro.2018 - 18h33min

Servidoras e servidores do Ministério Público da União (MPU) do Rio Grande do Sul estão colhendo assinaturas em abaixo-assinado defendendo a unificação de representação com os servidores do Poder Judiciário da União (PJU) no RS no Sintrajufe/RS. Ao mesmo tempo, a direção colegiada do Sintrajufe/RS lançou uma carta aberta, dirigida aos trabalhadores do PJU e do MPU no RS, argumentando que a participação dos trabalhadores do MPU na entidade fortalecerá ainda mais as lutas dos servidores.

No abaixo-assinado, os servidores do Ministério Público da União (MPU) do Rio Grande do Sul defendem a “mais ampla unidade entre trabalhadores do MPU e do Judiciário Federal nas lutas que estão por vir". O servidores do MPU ainda apontam que "as lutas de ambas as categorias, do MPU e do Judiciário, têm sido construídas sempre lado a lado, seja nas greves por valorização que garantiram idêntica evolução salarial a ambas as carreiras, seja na resistência aos ataques a direitos. Reconhecemos no Sintrajufe RS uma entidade que possui condições de defender seus filiados, representando-os junto às administrações locais e atuando também com destaque nas lutas nacionais, nas diferentes pautas da categoria do Judiciário Federal”.

Ainda de acordo com o abaixo-assinado, os servidores do MPU se dirigem à diretoria do Sintrajufe/RS para expressar seu “desejo de unificar as lutas do MPU e do Judiciário em uma mesma entidade sindical. Para tanto, postulamos que o Sintrajufe RS autorize o ingresso dos servidores do MPU lotados no RS em seu quadro de filiados”.

Por sua vez, na carta aberta da direção colegiada do Sintrajufe/RS, dirigida aos servidores do PJU e MPU, a união dessas “categorias irmãs” é destacada como a alternativa para o enfrentamento da “profunda crise e ataques sem precedentes aos trabalhadores”. É lembrado que a unificação dos servidores de ambas as categorias “sempre foi uma bandeira dos servidores do PJU, aprovada em inúmeras instâncias estaduais e nacionais”, decorrência da similaridade de demandas, e que o diálogo sobre unificação culminou na renúncia dos dirigentes da seção sindical do SindMPU/RS para que defendessem a unificação com o Sintrajufe/RS”.

Para aprofundar o debate, o Sintrajufe/RS realizou, em agosto, o Seminário de Organização Sindical que debateu, entre outros assuntos, a unificação da representação dos servidores do PJU e do MPU no mesmo sindicato. Colegas do PJU e do MPU participaram do seminário, que discutiu diversos aspectos referentes à unificação e resgataram o histórico de organização sindical de ambas as categorias, que já apontava, em seu início, para uma atuação conjunta.

Assembleia geral debaterá o assunto

A unificação da representação sindical dos servidores do Judiciário Federal no RS e do Ministério Público da União (MPU) no Sintrajufe/RS está na pauta da próxima assembleia geral da categoria, que ocorre no dia 17 de outubro, às 19h, na sede.

Para que a unificação se concretize, será necessária a alteração do Estatuto do Sintrajufe/RS. Assembleia geral também deliberará sobre a convocação de uma assembleia plebiscitária contemplando a inclusão dos servidores do MPU no RS na base do Sintrajufe/RS e também a votação eletrônica nas eleições para o sistema diretivo do Sintrajufe/RS a partir de 2019.

No período que precede a assembleia geral, a categoria do Judiciário Federal realizará assembleias preparatórias. A rodada estadual de assembleias de base ocorrerá até dia 16 de outubro.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.