Assembleia geral discute unificação com MPU e votação eletrônica para as eleições do Sintrajufe/RS


02.Outubro.2018 - 15h26min

Acontece no dia 17 de outubro, quarta-feira, às 19h, a próxima assembleia geral do Sintrajufe/RS. Pela primeira vez, os colegas do interior do estado poderão participar de uma assembleia geral do Sintrajufe/RS por meio de videoconferência. A assembleia ocorrerá na sede do sindicato (Marcílio Dias, 660, Porto Alegre) e terá três pontos de pauta: a unificação com os colegas do Ministério Público da União no Sintrajufe/RS; votação eletrônica para as eleições ao sistema diretivo do Sintrajufe/RS a partir de 2019; e a convocação de assembleia plebiscitária com vistas a alterar o Estatuto do sindicato contemplando a efetivação das duas pautas anteriores.

Como preparação à assembleia geral, os colegas do interior do estado devem realizar assembleias de base nos locais de trabalho até o dia 16 de outubro. Em Porto Alegre, as assembleias de base acontecem nos seguintes dias e horários:

Varas trabalhistas – 9/10, terça-feira, 13h

Justiça Federal – 10/10, quarta-feira, 15h30min

Anexo TRE – 11/10, quinta-feira, 13h

TRE Duque – 11/10, quinta-feira, 15h30min

Unificação com MPU

Em julho, a direção da Seção Sindical do SindMPU renunciou e, em sua carta de renúncia, apontou a unificação das categorias de servidores do Judiciário Federal e do MPU no Sintrajufe/RS. A partir dessa iniciativa, o Sintrajufe/RS promoveu, em agosto, um Seminário de Organização Sindical, tendo esse tema como a principal pauta em debate.

Para que a unificação se concretize, será necessária a alteração do estatuto do Sintrajufe/RS. Para isso, na assembleia geral do dia 17 será deliberada a convocação de uma assembleia plebiscitária contemplando a inclusão dos servidores do MPU no RS na base do Sintrajufe/RS e também a votação eletrônica nas eleições para o sistema diretivo do Sintrajufe/RS.

Votação eletrônica nas eleições do Sintrajufe/RS

Da mesma forma que a unificação com o MPU, a implementação de votação eletrônica nas eleições para o sistema diretivo do Sintrajufe/RS exige alteração do estatuto da entidade. Portanto, a assembleia do dia 17 deliberará sobre a convocação de assembleia geral plebiscitária.

A participação eletrônica, promessa de campanha da atual direção do Sintrajufe/RS, já foi aprovada em assembleia geral. Foi aprovado regramento para as assembleias por videoconferência e também para as votações eletrônicas via aceso restrito aos sindicalizados no site do Sintrajufe/RS, que já estão ocorrendo com caráter deliberativo.

Colegas de todo o interior do estado podem vir à assembleia; confira informações sobre ressarcimento de despesas

Quem está no interior pode participar da assembleia por meio de vídeoconferência em uma das três cidades já habilitadas para essa participação: Novo Hamburgo, Santa Maria e Santana do Livramento. 

As cidades já habilitadas para participação como polos em assembleias gerais deverão sempre proceder ao credenciamento antes de cada atividade, informando o interesse na sua participação com antecedência mínima de 5 (cinco) dias da sua realização, ficando a direção do sindicato responsável por informar aos polos acerca da convocação da assembleia e por retificar a convocatória, com as informações dos polos credenciados e seu respectivo endereço, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da sua realização.

Veja AQUI as regras para habilitação de outras cidades.

Os colegas do interior também podem vir a Porto Alegre para participar presencialmente da assembleia. As despesas com transporte serão ressarcidas pelo sindicato, bastando apresentar as notas fiscais dos gastos, nos seguintes moldes:

• Ônibus: ressarcimento do valor da passagem com a apresentação da 2ª via; 

• Carro: no mínimo 3 pessoas para que seja ressarcido o valor do combustível e pedágios. A cada 10km, será ressarcido 1 litro de combustível. É necessário apresentar a nota fiscal do posto de gasolina; 

• Carro: com menos de 3 pessoas, o valor será ressarcido até o limite do correspondente a uma passagem de ônibus por pessoa (ida e volta). É necessário apresentar a nota fiscal do combustível no valor das passagens; 

• Os colegas podem ainda alugar vans ou ônibus para deslocamento de maior número de colegas: basta entrar em contato pelo fone (51) 3235-1977, com Jean, com antecedência.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.