Setembro Amarelo: saiba como buscar ajuda; assessoria de saúde do Sintrajufe/RS está à disposição da categoria


10.Setembro.2018 - 14h53min

O 10 de setembro é a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O objetivo é romper o silêncio sobre esse assunto, geralmente tratado como um tabu, e esclarecer as pessoas sobre formas de combater esse grave problema social que gerou mais de 11 mil vítimas no Brasil em 2016. Além da importância da ajuda de amigos e familiares na percepção de indícios, há serviços gratuitos de apoio.

 

No Judiciário Federal no Rio Grande do Sul, a assessoria de saúde do Sintrajufe/RS está disponível e habilitada para atender os colegas. A equipe da assessoria é composta por médicos e uma psicóloga que podem acompanhar situações desse tipo. O telefone do sindicato é (51) 3235-1977, e a entidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. Os colegas também podem agendar consulta pelo e-mail saude@sintrajufe.org.br.

 

Centro de Valorização da Vida

 

Desde 2015, existe para alguns estados brasileiros, como o Rio Grande do Sul, o atendimento oferecido gratuitamente, por telefone, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). O número é 188, a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. O atendimento pelo 188 está, desde o final de junho de 2018, disponível em todo o país. As cidades que anteriormente possuíam atendimento por outros telefones agora também são atendidas pelo 188.

 

O atendimento é realizado por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita. Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.

 

Também há atendimento do CVV pelo chat online ou presencialmente, em horário comercial, nas cidades onde há postos do Centro.

 

Além do CVV, é possível procurar acompanhamento psicológico gratuito em vários locais. Em Porto Alegre, por exemplo, há, entre outros, o serviço oferecido pela equipe dos Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica (Esipp) - (51) 3209-6524 - e da Clínica de Atendimento Psicológico da Ufrgs – informações AQUI.

 

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.