Em reunião com direção do Foro da JF, Sintrajufe/RS solicita estrutura para assembleias gerais por videoconferências


28.Junho.2018 - 18h08min

O Sintrajufe/RS reuniu-se nesta quinta-feira, 28, com a direção do Foro da Justiça Federal. O objetivo foi discutir os preparativos para a realização de assembleias gerais com videoconferência, tendo os locais de trabalho no interior como possíveis espaços para a participação à distância. Representaram o sindicato na reunião os diretores Cristiano Moreira e Rafael Scherer, enquanto, por parte da direção do Foro, estiveram presentes a diretora, juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro, e o assessor da direção Jaderson Patrício.

O sindicato buscou a reunião para solicitar a cedência, pelo Foro da Justiça Federal, dos espaços físicos e sinal da internet da JF no interior do estado para a realização das videoconferências, conforme regramento aprovado na última assembleia geral, que garante a possibilidade de participação dos colegas do interior nas assembleias por videoconferências em cidades-polo que tenham pelo menos 30 sindicalizados e diretoria de base eleita. Foram enumeradas algumas localidades onde há Justiça Federal e que, potencialmente, têm condições de atuar como cidades-polo neste primeiro momento: Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Maria, Caxias do Sul, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Bagé e Santo Ângelo (a relação de cidades pode variar, a depender do número de sindicalizações aumentar ou diminuir em cada unidade).

A diretora do Foro mostrou-se aberta ao pleito e se comprometeu a consultar os diretores de Foro nessas cidades e também os setores de Informática, para verificar as possibilidades de cedência de espaço e as condições da internet nesses locais. Manifestou preocupação apenas com a estrutura de vigilância de alguns locais nos momentos de assembleias que ocorram fora dos horários de trabalho. Nos próximos dias, deverá repassar ao Sintrajufe/RS as respostas aos questionamentos.

Participação eletrônica

Em discussão desde o ano passado no Grupo de Trabalho criado para esse fim, a participação eletrônica passa a ser realidade no Sintrajufe/RS. Na última assembleia geral, a categoria aprovou os regramentos para a realização de consultas eletrônicas e para a inclusão do formato de videoconferência nas assembleias gerais, facilitando a participação dos colegas do interior nos processos decisórios do sindicato.

Já foram realizadas consultas pela área de acesso restrito do site do sindicato, assim como também já está aberta a possibilidade de que os colegas utilizem os serviços da assessoria jurídica do Sintrajufe/RS – do escritório Young, Dias, Lauxen & Lima – via internet, com uso da ferramenta Skype. Agora, o Sintrajufe/RS busca garantir as condições técnicas para que todas as novidades sejam implementadas, em especial a realização das assembleias por videoconferência, que levarão o sindicato a outro patamar de democracia, ao incluir definitivamente os colegas do interior no principal espaço de debate e decisão de uma entidade sindical.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.