Saúde: servidores da JT recebem novos monitores após ação conjunta entre Sintrajufe/RS e administração


06.Março.2018 - 14h44min

 

Nas últimas semanas, os colegas das 30 varas trabalhistas de Porto Alegre receberam novos monitores para uso em trabalho. A aquisição partiu de diálogo entre o Sintrajufe/RS e a administração, tendo como base a Pesquisa de Saúde 2016/2017 realizada pelo sindicato e as “10 medidas contra o adoecimento e o assédio moral” encaminhadas às administrações do RS como resultado desse estudo.

Uma das medidas que o Sintrajufe/RS vem cobrando das diversas administrações desde o fim da Pesquisa é a utilização de telas de mesma marca e modelo em cada computador, a fim de evitar variações de radiação e luminosidade que prejudicam a saúde ocular quando utilizados 2 ou mais monitores. Além disso, há preocupação com questões posturais que são influenciadas pelo tipo de monitor utilizado.

Por conta do diálogo estabelecido a partir da Pesquisa de Saúde, a administração consultou o sindicato quando, ainda no ano passado, decidiu substituir os monitores de todas as varas trabalhistas do estado. Assim, a assessoria de saúde do Sintrajufe/RS elaborou um parecer, assinado pelo médico do trabalho Fernando Feijó e enviado à administração em agosto de 2017.

Monitor único reduz cansaço, incidência de dores e problemas de visão

A avaliação técnica foi realizada a partir de três opções elencadas pela administração, e levou em conta apenas questões relacionadas à saúde dos servidores. Entre as opções, duas ofereciam a utilização de dois monitores ao mesmo tempo, enquanto a terceira opção trazia apenas um monitor, maior (modelo "ultra-wide", de 29 polegadas). Essa terceira opção, com o uso de apenas um monitor, que pode ser particionado conforme a necessidade de uso, foi a sugerida pela assessoria de saúde do Sintrajufe/RS. O entendimento é de que o uso de um único monitor, maior, reduz problemas de dores por movimentos repetitivos, em especial ombros e cervical. Reduz, também, o desgaste oftalmológico que, no longo prazo, com o uso de mais de uma tela com frequências de luminosidade, angulação e radiação diferentes, pode ocasionar incorreções de visão, como miopia e, até mesmo, dores de cabeça frequentes e maior cansaço ao final da jornada de trabalho.

Sindicato orienta uso de monitor único e abre canal para recebimento de opiniões

O Sintrajufe/RS entende que alguns colegas possam enfrentar dificuldades de adaptação, mas orienta que se faça a experiência de uso apenas com o novo monitor, sem uma tela adicional, levando-se em conta essa avaliação da assessoria de saúde do sindicato. Essa orientação está sendo apresentada também em passagens da direção nos setores de trabalho. Os colegas podem e devem relatar ao sindicato possíveis dificuldades através do e-mail saude@sintrajufe.org.br. Também é importante que avaliações positivas sobre a mudança sejam encaminhadas ao mesmo e-mail, já que servirão para que o sindicato subsidie a sequência das ações pela melhoria nas condições de trabalho e saúde da categoria.

O sindicato já vem recebendo, presencialmente e por mensagens, alguns retornos da categoria. Enquanto alguns dos retornos dão conta de dificuldades iniciais de adaptação do trabalho ao novo formato de tela, outros relatos são no sentido de que houve melhorias em relação a dores frequentemente sentidas durante a jornada. O colega Camilo Costa de Queiroz, da 26ª vara do trabalho de Porto Alegre, enviou mensagem afirmando que, após desativar o segundo monitor, percebeu uma grande melhora: “eu tinha umas fisgadas na movimentação do ombro até o pescoço, quando virava pra olhar a segunda tela. A melhora é imediata na sensação de desconforto”, conta.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.