Sintrajufe/RS reúne-se com administrações para tratar da Pesquisa de Saúde 2018, que será lançada em breve


05.Março.2018 - 18h08min

Nas últimas semanas, o Sintrajufe/RS vem se reunindo com as administrações dos tribunais no Rio Grande do Sul para tratar da realização de uma nova Pesquisa de Saúde junto aos servidores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul. O objetivo das reuniões é buscar a parceria das administrações para que haja estímulo à participação dos colegas na nova pesquisa.

No dia 20 de fevereiro, a direção do Sintrajufe/RS reuniu-se com as administrações do TRT4 e da 1ª Instância da JF. Depois, no dia 21, foi a vez do TRF4. Reunião no mesmo sentido com a administração do TRE-RS está sendo agendada para os próximos dias.

Essas conversas têm tido dois sentidos: o primeiro deles é rediscutir como estão sendo trabalhadas as "10 medidas contra o adoecimento e o assédio moral", fruto da mais recente Pesquisa de Saúde do Sintrajufe/RS, realizada pela assessoria de saúde do sindicato em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa). Essa transformou-se, inclusive, em uma pauta nacional, após aprovação na última plenária da Fenajufe, no ano passado

Além disso, as reuniões com as administrações vêm servindo para estabelecer de antemão o diálogo a respeito da próxima Pesquisa de Saúde, que o Sintrajufe/RS prepara-se para lançar ainda no primeiro semestre de 2018. Na nova pesquisa, serão acrescentados aspectos a serem analisados e outros, que já foram objeto do trabalho anterior, serão retomados, buscando-se chegar a uma maior população. Por isso a importância das conversas com as administrações, na tentativa de que haja compromisso com o estímulo à participação dos colegas a partir da estrutura institucional.

Aumentar a amplitude das análises de saúde dos trabalhadores do Judiciário Federal é fundamental para que possamos nos aproximar cada vez mais de melhores condições de trabalho e de atenção das administrações às necessidades da categoria. Essa vem sendo uma das pautas prioritárias da atual gestão do Sintrajufe/RS, e a realização de uma nova Pesquisa de Saúde vem justamente nesse sentido, para subsidiar ações contundentes de melhora na qualidade de vida dos colegas.

"Temos recebido com muito respeito e atenção das administrações a pauta por melhoria da saúde, da organização e das condições de trabalho a partir dos resultados da última pesquisa. Essa nova iniciativa é muito mais ousada, pois temos uma meta mais alta de servidores participantes, e será fundamental contarmos com as administrações nesse grande esforço. Nossa pesquisa anterior também chamou muito a atenção da comunidade acadêmica, tem sido exposta nos maiores eventos sobre saúde laboral do país e também fora dele, e resultado disso é que nossa nova pesquisa contará com o apoio de pesquisadores de três universidades federais", avalia o diretor do Sintrajufe/RS Ruy Almeida.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.