Ato na Esquina Democrática marca o Dia Internacional de Lutas das Mulheres


01.Março.2018 - 17h46min

O dia 8 de março será um dia de muitas lutas protagonizadas pelas mulheres do mundo todo. Luta pela igualdade de gênero, luta contra qualquer tipo de violência contra as mulheres, luta pela equiparação salarial. Em Porto Alegre, a data terá diversas atividades definidas em ato unificado pelo fim da violência contra a mulher, a favor das liberdades democráticas e contra as reformas trabalhista e da Previdência.

A partir das 17h, o Sintrajufe/RS participa do grande ato e caminhada das mulheres, com concentração na Esquina Democrática. Durante o dia, também vão ocorrer atividades relativas à Greve Geral Internacional de Mulheres, com caminhada a partir das 7h saindo da rodoviária e trajeto pelo centro, incluindo prédios do Judiciário.

Uma das pautas mais urgentes é o fim de qualquer forma de violência de gênero, entre elas a física, sexual, moral e institucional, ou seja, aquela que é cometida por instituições e empresas. O Brasil detém o grave de índice de quinto país com maior taxa de feminicídios do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estudo Atlas da Violência 2017 mostra que houve um aumento de 7,5% na taxa de homicídio de mulheres no Brasil entre 2005 e 2015.

O alerta é ainda mais grave em relação às mulheres negras, que sofrem mais preconceito e são vítimas de violência em mais ocasiões. No mesmo intervalo de 10 anos, o Altas da Violência constatou que houve um aumento de 22% de assassinatos de mulheres negras, o que corresponde a 5,2 mortes para cada 100 mil mulheres.

A mobilização, portanto, continua a ser extremamente necessária e o Dia Internacional de Lutas das Mulheres é uma data essencial nesta luta. O Sintrajufe/RS se junta à causa em busca da igualdade total entre gêneros e por um mundo com mais justiça social.

Festa no Sintrajufe/RS celebra a data em 9 de março

O Dia Internacional de Lutas das Mulheres será celebrado no Sintrajufe/RS com uma festa na sexta-feira, 9. O encontro tem entrada gratuita e ocorre a partir das 20h, na sede do sindicato (Marcílio Dias, 660). A música fica por conta as mulheres das Três Marias e seu repertório cheio de músicas das culturas de diversas regiões do Brasil. Para beber, estarão à venda cervejas artesanais feitas por mulheres das cervejarias Mutt e Zíngara, além de petiscos a preços justos.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.