O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS) foi criado em 28 de novembro de 1998. Atualmente, representa os servidores e as servidoras do Poder Judiciário da União (justiças do Trabalho, Federal, Eleitoral e Militar) e do Ministério Público da União (Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Militar).
O Sintrajufe/RS surgiu, inicialmente, da unificação entre o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho do RS (Sindjustra) e o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal do RS (Sindijusfe). Em 28 de março de 2004, foi aprovada a unificação com Sindicato dos Funcionários da Justiça Eleitoral (Sindjers). Em 24 de dezembro de 2018, a categoria aprovou a extensão e a ampliação da categoria profissional, para incluir servidoras e servidores do Ministério Público da União (MPU).
A filiação à Fenajufe e à CUT foi ratificada quando da criação do sindicato, em 1998. Em 26 de novembro de 2014, conforme deliberação do VII Congresso Estadual da categoria, foi realizado plebiscito no qual todos os sindicalizados tiveram a oportunidade de decidir se o sindicato permaneceria, ou não, vinculado à CUT. Com 82,91% dos votos válidos, foi aprovada a desfiliação do Sintrajufe/RS em relação à central.
ANTECEDENTES
O Sindjustra foi fundado em 24 de outubro de 1988, logo após a Constituição de 1988, a qual garantiu o direito de sindicalização dos servidores. O Sindijusfe foi criado em 23 de novembro de 1990. A criação da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe), em 1992, foi um passo importante no rumo da unificação dos sindicatos. O Sindijusfe filiou-se à Fenajufe desde a criação da federação e o Sindjustra passou a integrá-la em 1995.
Secretarias
Esta secretaria tem como principais funções zelar pelo patrimônio do sindicato, gerir os recursos financeiros e executar as atividades administrativas. Juntamente com a Secretaria de Organização e Política Sindical, é responsável pelo Orçamento Participativo. Outra atividade importante é o estabelecimento de convênios de interesse da categoria, atividade executada em conjunto com os diretores de base, sobretudo os do interior, que são responsáveis por encaminhar demandas de suas localidades.
Diretores da Secretaria:
Fabricio Dias Loguercio
Luciana Krumenauer Silva
Rosseny Mattos Alves