O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul (NAF) foi criado no dia 8 de outubro de 1998, na sede do Sintrajufe/RS, tendo seu assento estatutário constituído no artigo 7º, parágrafo 2º, do Estatuto do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul.
As reuniões ordinárias do NAF realizam-se nas primeiras e nas terceiras quintas-feiras do mês, às 15h, na sede do Sintrajufe/RS. Na última quinta-feira de cada mês, ocorre a “Quintativa”, com atividades culturais, sociais e de lazer, sempre combinadas com antecedência.
Um dos principais objetivos do Núcleo é proporcionar aos colegas aposentados e pensionistas a troca de idéias, na defesa de seus interesses políticos, administrativos, sociais e culturais. O NAF também busca a integração nos movimentos sindicais, visando garantir direitos gerais da categoria e específicos dos aposentados e dos pensionistas.
A coordenação do núcleo é escolhida anualmente, pelo voto direto, durante o Encontro Estadual. O mandato tem vigência de um ano. As deliberações das reuniões são tomadas pelo voto da maioria dos sindicalizados presentes a cada reunião. Possui caráter consultivo, mas pode deliberar sobre temas a ele delegados pelas instâncias diretivas ou deliberativas
Convidamos você, colega aposentado da Capital e do interior, a participar de nossas reuniões e acompanhar o trabalho que estamos desenvolvendo em prol de toda a nossa categoria. Aguardamos sua presença para discutir e deliberar a respeito de temas de nosso interesse. Nosso intuito é crescer e fortalecer o núcleo. Unidos e organizados sempre seremos mais fortes para lutar pelo que é justo.
Coordenação do NAF 2019/2020
Titulares: Arlene da Silva Barcellos e Iria Maria Edinger
Suplentes: Maria Margarida Gomes de Melo e Ari Antônio Heck
O Núcleo dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Sintrajufe/RS foi fundado no I Encontro dos Oficiais de Justiça Federais do Estado do Rio Grande do Sul, que foi realizado em abril de 2001. A ideia de criação do Núcleo solidificou-se como uma forma de defender as pautas específicas deste grupo, contudo mantendo-se dentro do sindicato, que é o espaço por excelência de representação dos servidores. Possui caráter consultivo, mas pode deliberar sobre temas a ele delegados pelas instâncias diretivas ou deliberativas.
É sabido que os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais exercem atividades diferenciadas, na quase totalidade das vezes sozinhos e em locais e horários constantemente alternado. Mas isto, longe de ser um privilégio, traz constantes dificuldades, pois ficam expostos a todo tipo de tomada de decisão, intempéries, riscos de todo tipo, tanto nos locais a que nos dirigimos, quanto à diversidade de pessoas, alvo de nossas intimações/citações. Por isso, além das lutas pelas pautas específicas, o núcleo busca organizar e levar ao conhecimento dos servidores em todo Estado a realidade e os problemas que os Oficiais de Justiça enfrentam no seu cotidiano.
Coordenação
Marcelo Rodrigues Ortiz - JT Cachoeirinha
Joao Helio Ferreira Pes - JF Santa Maria
Jose Luis Fistarol - JF Santiago
Fabricio Pessotto Balem - JT Pelotas
Mario Augusto Silva Marques – JF Porto Alegre
Osmar Denardi Junior – JF Porto Alegre
Eduardo de Oliveira Virtuoso – JT Porto Alegre
Fernando Dias da Rosa – JT Porto Alegre
O Núcleo de Pessoas com Deficiência (NPCD) do Sintrajufe/RS foi criado em 2001, com o objetivo de atender às necessidades específicas desse segmento da categoria. Possui caráter consultivo, mas pode deliberar sobre temas a ele delegados pelas instâncias diretivas ou deliberativas.
O Núcleo realizou seu primeiro Encontro Estadual em 2001, seguido por outros Encontros, seminários e reuniões e, desde lá, tem tido atuação importante nas lutas das pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul e no país, defendendo a implementação de políticas públicas que garantam a acessibilidade e o respeito às diferenças e necessidades de cada um.






O Núcleo de Técnicos do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul foi criado a partir de deliberação do VIII Congresso Estadual da categoria, em 2015. Naquele mesmo ano, a Fenajufe havia realizado a primeira reunião do Coletivo Nacional de Técnicos (Contec), dando início à integração desse segmento da categoria. A primeira reunião do Núcleo de Técnicos do Sintrajufe/RS ocorreu em 17 de outubro de 2016, com o importante debate sobre carreira. Possui caráter consultivo, mas pode deliberar sobre temas a ele delegados pelas instâncias diretivas ou deliberativas.
A primeira reunião do Núcleo de Analistas do Sintrajufe/RS ocorreu em 3 de abril de 2017. O Núcleo foi criado por deliberação do VIII Congresso Estadual da categoria, em 2015, e tem se integrado à atuação nacional desse segmento da categoria, concretizada em 9 de abril de 2017 com a primeira reunião do Coletivo Nacional dos Analistas Judiciários da Fenajufe (Conan). Possui caráter consultivo, mas pode deliberar sobre temas a ele delegados pelas instâncias diretivas ou deliberativas.
Fundado em 2004, o Núcleo dos Agentes de Segurança do Sintrajufe/RS (NAS) está organizado para subsidiar a diretoria na elaboração das políticas específicas ou permanentes da entidade. Possui caráter consultivo, mas pode deliberar sobre temas a ele delegados pelas instâncias diretivas ou deliberativas. O NAS já realizou diversos encontros estaduais e atua estadual e nacionalmente em defesa das pautas do segmento.
Atendendo a uma demanda do Coletivo de Diversidade do Judiciário Federal, formado por mais de 30 colegas LGBT no início de 2017, foi criado em dezembro de 2017 o Núcleo de Diversidade Sexual do Sintrajufe/RS (Nuds). O Núcleo congrega lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e demais diversidades sexuais e tem como objetivo discutir e encaminhar propostas de propiciar a inclusão de pessoas LGBT no Judiciário Federal. Sua primeira reunião foi realizada no dia 8 de fevereiro de 2018.
O apoio e a valorização da diversidade e a luta do segmento LGBT são uma pauta já aprovada em Congresso Estadual da categoria e uma constante na atuação da direção do sindicato, na luta por uma sociedade mais fraterna, sem preconceitos. A criação do Nuds vem reforçar essa atuação, a partir da organização dos colegas LGBT, a exemplo de outros núcleos que compõem o Sintrajufe/RS.
"Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância." (Simone de Beauvoir)
O Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS (Numas) nasceu por iniciativa das mulheres da categoria, fruto de deliberações em congressos e de encaminhamento do 1º Encontro de Mulheres da entidade, ocorrido em 2018.
Reunindo servidoras de todos os ramos do Judiciário Federal e também do Ministério Público da União (MPU) em torno da pauta da equidade de gênero, nossas reuniões acontecem regularmente na sede do Sintrajufe/RS. Publicaremos convocatória com antecedência até definição do calendário fixo de reuniões.
Apostamos na organização horizontal e na construção coletiva, por isso, com poucas semanas de funcionamento, seguimos discutindo a melhor forma para articulação e planejamento de nossas ações.
Se você é mulher (cis ou trans) e trabalha no Judiciário Federal e no MPU, mesmo que ainda não seja sindicalizada, junte-se a nós.
Estamos NUMAS de avançar no debate feminista!