Natal Solidário


Vem aí o Natal Solidário do Sintrajufe/RS! Dessa vez, a campanha irá arrecadar doações para as crianças de três ocupações de Porto Alegre: Lanceiros Negros (onde há 20 crianças), Mirabal (25 crianças) e 7 de Setembro – Quilombo dos Machado (400 crianças).

A partir do dia 13 de novembro, o Sintrajufe/RS irá passar nos locais de trabalho levando as cartinhas das crianças. As cartinhas também estarão disponíveis na sede do Sintrajufe/RS (Marcílio Dias, 660, bairro Menino Deus). A entrega dos presentes deve ser feita também na sede, até o dia 1º de dezembro. O Sintrajufe/RS levará os brinquedos às ocupações no mês de dezembro.

 

Ocupação Lanceiros Negros

 

Depois de quase dois anos de ocupação em um prédio antes abandonado no Centro de Porto Alegre, as famílias da Ocupação Lanceiros Negros foram despejadas pelo governo do estado sob forte violência policial. Agora, parte das famílias estão em um alojamento do Centro Vida, em condições precárias. As cerca de 20 crianças que permanecem nesse alojamento serão beneficiadas pela campanha do Sintrajufe/RS.

 

Ocupação Mulheres Mirabal

 

Em novembro de 2016, mulheres ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), o mesmo que já organizava a Ocupação Lanceiros Negros, ocupou um imóvel abandonado na rua Duque de Caxias, ao lado do TRE-RS. Foi criado, ali, um centro Centro de Referência voltado ao atendimento de mulheres que sofreram violência. A ocupação conta com uma rede própria de assistentes sociais, profissionais de saúde, psicólogas, professoras e educadoras sociais para auxiliar na atenção às mulheres que procuram o Centro. As crianças que ali estão também serão atendidas pela campanha.

 

Ocupação 7 de Setembro – Quilombo dos Machado

 

Em setembro de 2012 dezenas de famílias começaram a ocupar e construir suas casas num terreno há anos abandonado no bairro Sarandi, na Zona Norte de Porto Alegre. A Ocupação 7 de Setembro já teve seu despejo decretado pela Justiça mais de uma vez, mas segue resistindo. Parte das famílias se auto-identificaram como quilombolas, passando a constituir-se, a ocupação, como Quilombo dos Machado. As cerca de 400 crianças que fazem parte da ocupação também irão receber as doações da categoria.



Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

cadastre-se

Faça seu Login

Recuperar Senha / Primeiro acesso

O e-mail foi enviado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.