O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS) foi criado em 28 de novembro de 1998. Atualmente, representa os servidores das justiças do Trabalho, Federal, Eleitoral e Militar.

O Sintrajufe/RS surgiu, inicialmente, da unificação entre o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho do RS (Sindjustra) e o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal do RS (Sindijusfe). Em 28 de março de 2004, foi aprovada a unificação com Sindicato dos Funcionários da Justiça Eleitoral (Sindjers).

A filiação à Fenajufe e à CUT foi ratificada quando da criação do sindicato, em 1998. Em 26 de novembro de 2014, conforme deliberação do VII Congresso Estadual da categoria, foi realizado plebiscito no qual todos os sindicalizados tiveram a oportunidade de decidir se o sindicato permaneceria, ou não, vinculado à CUT. Com 82,91% dos votos válidos, foi aprovada a desfiliação do Sintrajufe/RS em relação à central.

ANTECEDENTES O Sindjustra foi fundado em 24 de outubro de 1988, logo após a Constituição de 1988, a qual garantiu o direito de sindicalização dos servidores. O Sindijusfe foi criado em 23 de novembro de 1990. A criação da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores do Judiciário e Ministério Público da União (Fenajufe), em 1992, foi um passo importante no rumo da unificação dos sindicatos. O Sindijusfe filiou-se à Fenajufe desde a criação da federação e o Sindjustra passou a integrá-la em 1995.

Secretarias

Esta secretaria tem como principais funções zelar pelo patrimônio do sindicato, gerir os recursos financeiros e executar as atividades administrativas. Juntamente com a Secretaria de Organização e Política Sindical, é responsável pelo Orçamento Participativo. Outra atividade importante é o estabelecimento de convênios de interesse da categoria, atividade executada em conjunto com os diretores de base, sobretudo os do interior, que são responsáveis por encaminhar demandas de suas localidades.

Diretores da Secretaria:
Rodrigo de Mello Mércio 
João César Rigon Jurinic
Lázaro Martins Acosta

Relatório de Despesas Sintrajufe

Download

Tabela de reenquadrmento

Download

Orçamento Participativo do Sintrajufe/RS

Download

Esta secretaria programa e implementa políticas para aposentados e pensionistas, além de estabelecer a política global de defesa dos interesses dos trabalhadores em questões relativas à previdência pública, privada e complementar. Promove atividades de integração dos servidores aposentados às atividades do sindicato.

Diretores da secretaria:
Eliana Falkembach Leonardi
Iria Maria Edinger    
Lourdes Helena Martins da Silva

Res. STF 496/12 (cria Funpresp-Jud)

Download

Lei 12618/12 (cria Fundações de Previdência Complementar)

Download

O caminho para a previdência dos servidores públicos

Download

Esta é a secretaria responsável pela assessoria de imprensa do Sintrajufe/RS e pela criação e pela execução de políticas de comunicação da entidade. Entre suas atribuições estão a edição e a distribuição do T-Liga, do boletim eletrônico Últimas Notícias e a atualização do saite e dos perfis do sindicato nas redes sociais. A Comunicação é a responsável pela criação de materiais gráficos e de divulgação do sindicato, como calendário, panfletos, adesivos, camisetas e faixas. A Ouvidoria é gerenciada por esta secretaria.

Diretores da Secretaria:
Rafael Sabini Scherer
Alex Bruno Viana da Silva
Andressa Dalla Lana

Esta secretaria colabora na formação sindical para os diversos segmentos da categoria. Propõe e executa atividades de formação, culturais, de lazer e esportivas, visando a aproximação e a consolidação da solidariedade da categoria . Também está entre suas atribuições a realização dos concursos Literário e Fotográfico, o Balaio Cultural e a Festa de Final de Ano.

Diretoras da Secretaria:
Camila Borges Breda  
Adriana Duarte Piegas Fuhrmann
Paulo Cézar Hoehr

Regulamento Oficinas do Interior

Download

Esta secretaria indica táticas a serem desenvolvidas e as diretrizes político-sindicais das mobilizações da categoria. Coordena as lutas para manutenção e obtenção de direitos para os servidores do Judiciário Federal e faz a relação com outros sindicatos. A secretaria se insere nas ações do conjunto da classe trabalhadora e na Federação dos Trabalhadores do Judicário Federal e Ministério Público (Fenajufe).

Diretores da Secretaria: 
Cristiano Bernardino Moreira  
Sandro Menezes da Trindade
Laís Santos Strelow

São atribuições desta secretaria propor à categoria participação em ações voltadas ao exercício da cidadania e da solidariedade. Os principais eixos trabalhados são gênero, raça e etnia, segurança, meio ambiente e diversidade sexual. Além desses temas, colocamo-nos à disposição para atender às demandas trazidas pela categoria e pela sociedade. Outras ações da Secretaria são as parcerias com instituições governamentais e movimentos sociais, como a Marcha Mundial de Mulheres, a Liga Brasileira de Lésbicas, entidades representativas do Movimento Negro, projetos culturais envolvendo crianças carentes, juventude e população em situação de vulnerabilidade social.

Diretores da Secretaria:
Leandro Luís Oliveira da Costa
Alessandra Barreto Krause
Eduardo Antônio Campos Ranzan 

O Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria da Penha

Download

Histórico Quilombo do Sopapo

Download

Ações Afirmativas - o que significam

Download

Dia Internacional da Mulher em busca da memória perdida

Download

Os desafios para a igualdade

Download

Mérito, talento e oportunidade

Download

A Mosca no Leite

Download

Esta secretaria coordena a elaboração de uma política global para a melhoria das condições de saúde e segurança no trabalho, com ênfase no caráter preventivo de acidentes e doenças geradas pelas condições e organização do trabalho. Formula e aplica pesquisas na área de saúde. É a responsável por encaminhar as questões jurídicas referentes ao sindicato e aos sindicalizados, relativamente às relações de trabalho.

Diretores da Secretaria: 
Ruy Bittencourt de Almeida Neto 
Paulo Aírton Barbosa Brandão
Tassiana Alcoforado Diniz Skrsypcsak

Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

cadastre-se

Faça seu Login

Recuperar Senha / Primeiro acesso

O e-mail foi enviado com sucesso.

Ocorreu um erro no envio.